Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade

Ilumine Sua Vida

OBJETIVO: Incentivar o desenvolvimento cultural e esportivo por meio da iluminação sustentável de centros comunitários e da capacitação de treinadores em áreas de baixa renda.

ONDE: Brasil, Colômbia, México e Peru

FINANCIADORES: Philips Lighting e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

 

Ilumine sua Vida é um programa que visa dar acesso a soluções de iluminação sustentáveis, como LED e o LED Solar, a comunidades urbanas em áreas de baixa renda e comunidades rurais sem acesso à energia. Promovido pela Philips em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e coordenado pelo IDEAAS, o Ilumine sua Vida chegou a 23 comunidades no Peru, México, Brasil e Colômbia.

O programa desenvolve-se junto aos governos, associações comunitárias e organizações não governamentais locais para melhorar os espaços públicos, e assim, possibilitar a criação de áreas comunitárias iluminadas e multidisciplinares. São praças, vias, campinhos de futebol, anfiteatros, onde atividades recreativas e sociais podem tomar lugar. Por meio da iluminação, essas comunidades tornam-se mais seguras e mais produtivas, enquanto o espaço iluminado torna-se um centro de desenvolvimento local e interação comunitária. Por meio das parcerias, são desenvolvidos planos de uso de cada espaço, garantindo que o projeto terá impacto direto na saúde e bem-estar de jovens e adultos, promoção da geração de renda e segurança.

No Brasil, duas localidades na região da Amazônia foram selecionadas e agora contam com iluminação LED com energia solar: o campo esportivo da escola agrícola Rainha dos Apóstolos, em Manaus, e a via principal da comunidade ribeirinha Vila Nova Esperança, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. São locais sem acesso à energia ou com energia precária, onde a iluminação tornou possível todo tipo de atividades que antes só aconteciam durante o dia: esportes, saúde, educação, atividades sociais e comerciais. O programa beneficiará 110 famílias e 400 alunos diretamente.  Na America Latina, são mais de 30 mil pessoas diretamente impactadas pelo projeto.

Em complementação a infraestrutura, o Ilumine Sua Vida contou com o curso WorldCoaches, voltado a formação de treinadores de futebol que trabalham com crianças e adolescentes. O WorldCoaches aborda técnicas, metodologia e também questões sociais como gênero, drogas e criminalidade e discute as dificuldades enfrentadas pelos professores em cada campo. O curso é oferecido por ex jogadores da Federação Holandesa de Futebol e busca contribuir para o desenvolvimento social de crianças por meio do esporte e da figura do treinador como um modelo a seguir.  Participaram do curso 30 professores que atuam nos campos selecionados pelo projeto nas regiões de Lima, Cusco e da Amazônia no Peru e outros 30 no México, dos Estados de Campeche e Baja California Sur.

Para saber mais sobre o Ilumine Sua Vida na América Latina, assista aos vídeos: