Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade

Projeto Quíron

Este projeto altamente inovador para o meio rural visa compatibilizar geração de renda e respeito ao meio ambiente.

Com base em ações de desenvolvimento sustentável, melhoria de qualidade de vida, respeito a paisagem e conservação ambiental o projeto QUÍRON oferece alternativas de geração de renda viáveis, especialmente adequadas as mais diversas regiões, respeitando os aspectos das culturas regionais e aperfeiçoando os seus processos produtivos.

Os componentes do projeto são:

a) Uso de energia renovável para geração de renda;

b) Melhoria de qualidade de vida no meio rural;

c) Respeito ao meio ambiente através de processos produtivos sustentáveis.

O projeto QUÍRON vale-se de uma característica inovadora que é a utilização de espécies nativas para os processos produtivos de silvicultura e reflorestamento. Com essa integração das espécies nativas aos processos produtivos temos a oportunidade de retirá-las das listas de risco ou processos de extinção e garantir a sua perpetuidade com respeito econômico e ambiental. Também pode-se fazer a reconstituição da paisagem através da recuperação de áreas de preservação permanente e áreas degradadas integradas aos processos produtivos.

Pode-se obter dentro deste projeto madeiras nobres para os mais variados fins como movelaria, construção civil e outros. Busca também a restauração ambiental e florestal de áreas degradadas e conservação de biodiversidade.

Além das atividades de silvicultura o projeto QUÍRON também oferece oportunidades como o manejo dos campos naturais para produção pastoril através de pastoreio rotativo racional com as mais diferentes espécies animais, fruticultura, horticultura.

Os processos de desenvolvimento humano e social são uma consequência deste trabalho e surgem com resultados acessórios do incremento na geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos seus beneficiários.