Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade

Luz Agora na Amazônia

O IDEAAS, tem como um de seus focos o atendimento de pessoas e comunidades em áreas remotas ou isoladas, com um inovador serviço de energia. Este serviço de energia promove a substituição da queima de combustíveis fósseis pelo uso de energias renováveis.

Diante da realidade e necessidades das comunidades isoladas dentro da Amazônia Legal e da experiência do IDEAAS nos assuntos de energias renováveis, geração descentralizada em sistema isolados, surgiu o “Projeto Luz Agora na Amazônia” que é uma alternativa viável para entregar energia à pessoas e comunidades isoladas sem causar qualquer impacto ambiental ou prejuízo a paisagem.

Desenvolvido a partir de 2006, com o patrocínio da “The Lemelson Foundation”, que atuou como financiadora para a consolidação do plano de negócios e das primeiras instalações do projeto, e também com a participação direta e ativa do parceiro local “Projeto Saúde & Alegria” www.saudeealegria.org, organização não governamental com credibilidade dentro do cenário amazônico ajudando a promover o desenvolvimento humano e saúde pública.

O Projeto Luz Agora na Amazônia foi estabelecido inicialmente nas comunidades ribeirinhas de Maripá e Santi, localizadas na margem esquerda do rio Tapajós, dentro da RESEX (Reserva Extrativista do Tapajós).

Este projeto visa entregar energia elétrica utilizando sistemas de geração solares fotovoltaicos, melhorar a qualidade de vida das comunidades ribeirinhas isoladas, criar novas oportunidades de negócios, incremento na geração de renda com base em atividades sustentáveis e é claro, o uso de energias renováveis.

São também finalidades deste projeto desenvolver parcerias locais com pequenos empreendedores e prestadores de serviços, desenvolver novos mercados, desenvolver sistemas sustentáveis para a manutenção e uso dos equipamentos instalados, fornecer cursos de treinamento para usuários e técnicos comunitários, criando expertise para o uso das energias renováveis em especial a solar fotovoltaica.