Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade

Histórico

Desde 1997, o IDEAAS atua na área de acesso à energia e de usos produtivos da energia para promoção do desenvolvimento sustentável. Algumas das experiências mais relevantes são apresentadas abaixo:

2015 – 2020 Implementação do Projeto Luz para uma Vida Melhor/ The Light for a Better Life Project, C.S. Mott Foundation.
2019 – 2020 Implementação do Ilumina Paraisópolis, Projeto da Signify Foundation que tem como objeto aumentar a segurança e bem-estar por meio da iluminação de vias públicas e de espaços comunitários no bairro de Paraisópolis em São Paulo.
2019 Projeto Bailique Solar para instalação de freezers solares em comunidades do Arquipélago do Bailique, Macapá – AP. Projeto do Greenpeace Brasil.
2015 – 2016 Transferência de modelos técnicos, capacitação e atividades de treinamento sobre geração distribuída para o Governo de Honduras. Projeto do acordo de cooperação com a RENOVE – Rede Nacional de Organizações da Sociedade Civil para as Energias Renováveis (Acordo de Cooperação Trilateral Brasil – Honduras – EUA)
2015 – 2016 Implementação do Projeto Condomínio do Sol Brilhante, Banco Inter-americano de Desenvolvimento. Prêmio BID Ideias Inovadoras em Energia  – 2014 (Innovative Ideas in Energy Award)
2015 – 2017 Coordenação do Programa Latinoamericano Ilumina tu Vida, parceria entre Banco Inter-Americano de Desenvolvimento e Philips com foco na iluminação com energia solar em centros comunitários do México, Peru, Brasil e Colômbia.
2013 – 2014 Coordenação do “Programa Latinoamericano Ilumina tu Juego”, Philips.
2011 – 2012 Coordenação – desenvolvimento do plano de negócios “Amazonian Renewable Energy Company”. Prêmio concedido pelo REEEP, Renewable Energy and Energy Efficiency Partnership. Vienna, Austria.
2009 – 2012 Coordenação – Programa USAID “Clean Energy Consortium”, que incluiu projeto “Luz para uma Vida Melhor” – Fase I
2009 – 2010 Consultoria para ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) e EDP (Energias de Portugal) para provisão de serviços energéticos por meio de energias renováveis no campo de refugiados de Kaluma, Quênia.
2007 – 2010 Concepção, implementação e coordenação – ProjetoFarol do Sol”. Substituição de lâmpadas gás por lâmpadas com energia solar nas comunidades de pescadores artesanais da Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul, Brasil. Vencedor do prêmio “IDEAS” do BID (Banco Inter Americano de Desenvolvimento)
2007 – 2011 Implementação – “Centro de Aprendizagem para Energias Renováveis e Geração Descentralizada”.REEEP (Renewable Energy  and Energy Efficiency Partnership)

Viena, Áustria e IDEAAS – Porto Alegre, Brasil

2006 – 2007 Implementação – “Divulgação de Modelos de Negócios e Gestão em Geração Distribuída para Utilitários Elétricos no Escopo do Programa Luz para Todos – Brasil. ESMAP / Banco Mundial e Winrock International
2005 – 2006 Consultoria – Ministério das Minas e Energia – Governo do Brasil, Projeto BRA 99 – 011 (PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Assistência Técnica e Operacional ao projeto pioneiro “Ilha do Algodão” sobre energia solar isolada Sistemas domésticos, Paraty, Rio de Janeiro – Programa Luz para Todos – Ministério de Minas e Energia – Governo do Brasil
2005 – 2006 Gerenciamento – Projeto “Desenvolvimento de um modelo de tecnologia e negócios para o uso sustentável da energia solar fotovoltaica por populações isoladas e de baixa renda na Amazônia brasileira”. Lemelson Foundation (EUA), IDEAAS (Rio Grande do Sul, Brasil), Projeto Saúde e Alegria, (Amazonas, Brasil)
2004 – 2005 Consultoria – Programa de Energia, USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional): desenvolvimento de um modelo de gestão e agente de mercado para o uso de sistemas solares fotovoltaicos no contexto do Programa Luz para Todos na região Nordeste do Brasil.
2001 Concepção e Gerenciamento: Projeto “O Sol Brilha para Todos – Projeto Luz Agora” – Modelo de Negócios e Serviços Energéticos com Energia Solar para Âmbar Florestal e FLOPAL LTDA – Rio Grande, RS, Brasil.